sábado, 27 de março de 2010

O PAPEL DESEMPENHADO PELAS TIC's NO ENSINO DE LÍNGUAS

Alunos do curso de Letras/UESC - 3º grupo - Polo Irecê

Usar as ferramentas e os avanços tecnológicos disponíveis se faz necessário desenvolver o senso de cidadania que só é possível através da capacidade crítica e da independência na construção de valores. Construindo um saber de maneira horizontal por um meio de comunicação livre, social e cultural.

A Internet é um elemento chave no Letramento, a qual proporciona situações de interação ao uso de estratégias, como: a linguística e o textual. Dentre as ferramentas disponíveis temos os Blogs, espécie de diario on-line que favorece a produção textual, novas formas de se expressar, de discutir, de interagir, de produzir e distribuir conhecimento.

Na escola precisa incorporar essa ferramenta de forma que se responsabilize a instruir o educando a navegar, segundos preceito éticos e de segurança.


sexta-feira, 19 de março de 2010

TÍTULO: SEMINÁRIO INTEGRALIZADOR I – MATEMÁTICA EAD/UNEB






Fotos da organização final do evento, horas antes do seu início.


No dia 13/03/2010 os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância da UNEB/UAB realizaram o Seminário Integralizador I, cujo tema foi: OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS E OPERAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL I (1º ao 5º ano).

O evento aconteceu no auditório da Codevasf/Território de Identidade, localizado à rua São Francisco, em frente ao Polo, no horário das 9 às 12h, com a seguinte programação:

9h – Abertura:
Recepção e entrega do material para o seminário.
Fala da Coordenadora do Polo UAB – Solange Ribeiro da Silva Maciel.
Fala do Tutor Presencial – Marcondes Matos.
9h20min – Apresentações:
O Curso/Polo UAB – Coordenadora do Polo UAB de Irecê: Solange Ribeiro da Silva Maciel.
A disciplina Seminário Integralizador: sua finalidade: – Alunos
A Pesquisa: Marinaldo F. dos Santos – Aluno do curso de Licenciatura em Matemática.
1.O que foi e qual o objetivo.
2.Os resultados - Relatório: Aluna Sirlene Carvalho.
3.Possíveis intervenções.
4.Dificuldades Encontradas.
5.Parcerias com as escolas.
10h30min – Debate:
Mediação: Neilton Satel – Aluno do curso de Licenciatura em Matemática.
11h15min – Palestra sobre Educação a distância:
Coordenadora do Polo Piloto UAB/ADM: Anna Karine Loula.
12h – Coquetel

Vale ressaltar que o evento foi bastante significativo por oportunizar a apresentação dos dados produzidos a partir das pesquisas realizadas em algumas escolas públicas, e a análise destes dados, considerando a participação e o debate com representantes da comunidade investigada (representantes da Secretaria de Educação de Irecê: Júlio Bispo e Edileuza Silva) e demais participantes, sugerindo, argumentando, justificando, questionando, etc.

Dentre outras coisas, falou-se sobre: o que é a UAB, como funciona, quem é o mantenedor do Polo de Irecê, quais os objetivos e perspectivas da UAB, quais as IES que oferecem os cursos no Polo; a disciplina Seminário Integralizador e seus objetivos e propostas; a base metodológica da pesquisa realizada: a metodologia da problematização; os resultados da pesquisa, mostrados através de gráficos diversos; as possíveis intervenções; a necessidade de estreitar a parceria com as escolas; a importância do feedback para a comunidade investigada; nova realidade na formação de professores; avanço percebido na formação dos professores do município de Irecê; preocupação com a qualidade na educação matemática desde a base; o planejamento das ações docentes; o estudo dos PCNs; o ensino e a educação; conceito e definições sobre EAD, cronologia da EAD no Brasil e no mundo, referenciais de qualidade para a EAD, por que a EAD no Brasil?, regulamentação da EAD.

Por ser o primeiro seminário do curso, foi bastante produtivo, com muitos questionamentos e discussões importantes que possibilitaram reflexões sobre a modalidade educação a distância e sobre a matemática no ensino fundamental I.

Parabéns a todos/as os/as envolvidos/as: equipes do Polo e do Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira, estudantes, tutor, secretaria de educação de Irecê, Prefeitura Municipal de Irecê, convidados, pessoal do Território/Codevasf que gentilmente cedeu o auditório, e demais apoiadores do evento.

Abraços a todos/as!

Solange Maciel – CP Irecê

terça-feira, 9 de março de 2010

AULA INAUGURAL DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC) NO POLO DE IRECÊ

Prefeito de Irecê Sr. José Carlos Dourado das Virgens

Secretária de Educação de Irecê professora Rúbia Margareth Dourado Oliveira Macedo Matos.


Lucieide Menezes, assessora técnica administrativa da Secretaria Municipal de Educação.

Rita de Cássia Dourado Antunes, coordenadora do Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira.

Andréia Rodrigues, coordenadora do Espaço UFBA de Irecê e demais alunos.

Alunos do curso de Letras Vernáculas.

Da esquerda para direita: Secretária de Educação de Irecê professora Rúbia Margareth Dourado Oliveira Macedo Matos, Andréia Rodrigues, coordenadora do Espaço UFBA de Irecê e Anna Karine Loula, coordenadora do Polo Piloto da UAB/UNEB com o curso de Administração EAD.

Amanda Dourado, professora da UNEB de Xique-Xique.

Adriano Oliveira, tutor presencial e músico de mídias do curso de Licenciatura em Música na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e universidades parceiras no Polo de Música de Irecê.

Jornalista André Luiz da Assessoria de Comunicação do município.

Coordenadora do Polo: Solange Ribeiro da SIlva Maciel.

Alunos do curso de Letras Vernáculas.


A Aula Inaugural do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas da UESC no Polo da Universidade Aberta do Brasil ocorreu no dia 26 de fevereiro de 2010 no auditório do Espaço UFBA de Irecê.
O evento foi aberto com a mensagem de “Boas-vindas” aos estudantes, proferida pela Secretária de Educação de Irecê, professora Rúbia Margareth Dourado Oliveira Macedo Matos e pela coordenadora do Polo UAB, professora Solange Ribeiro da Silva Maciel. Em seguida, houve a apresentação musical de Adriano Oliveira, tutor presencial e músico de mídias do curso de Licenciatura em Música na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e universidades parceiras no Polo de Música de Irecê.
Logo após, houve a palestra sobre Educação a Distância com a professora Amanda Dourado, professora da UNEB de Xique-Xique, seguindo-se com a mensagem da professora Anna Karine Loula, coordenadora do Polo Piloto da UAB/UNEB com o curso de Administração EAD.
Depois, houve a entoação do Hino Nacional e a saudação aos estudantes feita pelo prefeito de Irecê, Sr. José Carlos Dourado das Virgens, prosseguindo-se com o coquetel oferecido pela Secretaria de Educação/Prefeitura Municipal de Irecê.
No último momento os estudantes reuniram-se com a coordenadora do polo, Solange, para tratar de questões específicas do curso.
Vale ressaltar que o evento foi apresentado pelo jornalista André Luiz, da Assessoria de Comunicação do município, e contou ainda com a participação das seguintes autoridades: Andréia Rodrigues (coordenadora do Espaço UFBA de Irecê), Júlio Bispo (coordenador geral do setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação), Lucieide Menezes (assessora técnica administrativa da Secretaria Municipal de Educação), Karmile Maria da Silva (tutora presencial do curso de Licenciatura em Química EAD/UNEB), Rita de Cássia Dourado Antunes (coordenadora do Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira). Teve também a participação de Paulo Costa (monitor do Ponto de Cultura), das funcionárias do Polo UAB Luciana Barradas e Maria das Graças Barros e das funcionárias da secretaria acadêmica UFBA/Irecê Josevânia Conceição e Veridiana Oliveira.


por Solange Maciel
Coordenadora do Polo

Comunicado

Prezados estudantes:

Devido a alguns problemas administrativos internos o nosso blog atual será este. Caso haja necessidade de visualização de antigas postagens é só acessar o "antigo" www.uabpoloirece.blogspot.com.

Lembrando que o endereço do atual é:

www.uabirece.blogspot.com


Atenciosamente,

Equipe UAB/Polo Irecê

Vocês precisam saber...


O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central a UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros, para promover, através da metodologia da educação a distância, acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Ministério da Educação em 2005 no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com foco nas Políticas e a Gestão da Educação Superior sob 5 eixos fundamentais:
1.Expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso.
2.Aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior, possibilitando sua expansão em consonância com as propostas educacionais dos estados e municípios;
3.A avaliação da educação superior a distância tendo por base os processos de flexibilização e regulação em implementação pelo MEC;
4.As contribuições para a investigação em educação superior a distância no país.
5.O financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior a distância.
Tendo como base o aprimoramento da educação a distância, o Sistema UAB visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema busca fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.


COMO FUNCIONA

O Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB - não propõe a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, a articulação das já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

Para ofertar cursos a distância, cada município deve montar um pólo presencial, com laboratórios de informática, biologia, química e física, além de biblioteca. Essa infra-estrutura, que inclui ainda o apoio de tutores, fica à disposição dos alunos. Já a elaboração dos cursos é de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior de todo país, que desenvolvem material didático e pedagógico.

Tem vestibular?
Para ingressar no sistema UAB, o processo de seleção segue o modelo tradicional dos cursos de graduação presenciais; prestar vestibular. Sendo assim, a única exigência é de que os candidatos tenham concluído o ensino médio. A realização das provas fica a cargo das instituições públicas de ensino superior.

O diploma é equivalente?
Alunos formados em cursos de graduação, na modalidade a distância, terão direito a diploma equivalente ao dos cursos de graduação presenciais, sendo ele emitido pela IES ofertante do curso. Tal fato é previsto no decreto presidencial nº 5.622 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de dezembro de 2005.

http://www.uab.capes.gov.br/

Laboratório de Informática


O laboratório de informática do Polo possui vinte e seis computadores doados pelo MEC, atendendo aos quatro cursos que, por serem a distância, são essenciais para aprendizagem dos alunos.